ABOUT IT
Results and Objectives
De 2017 a 2024 mais de 1,8 milhões de metros cúbicos de água (cerca de 720 piscinas olímpicas) e 27 mil toneladas de soda cáustica foram reutilizados, evitando a compra de insumos e deixando mais água disponível para sociedade. Com o início da operação dos filtros, os líquidos removidos dos resíduos continuam sendo reutilizados no processo.
Os filtros prensas entraram em operação ao final do primeiro semestre de 2024 e estão passando por ajustes operacionais para atingir suas capacidades máximas. Com isso, se espera eliminar a disposição do resíduo a úmido, permitindo recirculação total da água e reaproveitamento de soda cáustica. A disposição a seco aumenta a segurança da barragem e evita o impacto em novas áreas para disposição desses resíduos. Além disso, estão em andamento estudos para reaproveitamento em outras indústrias, como por exemplo na construção civil para fabricação de cimento pozolânico.
De 2017 a 2024, mais de 1,8 bilhões de litros de água foram reutilizados para secar a barragem. Anualmente, o volume de 70 milhões de litros será reaproveitado.
Com a eliminação da fração líquida, 70 mil toneladas de material deixarão de ser destinados para barragem anualmente. Com o resíduo seco, a CBA também avança em estudos em escala industrial para reutilização do material para fabricação de cimento pozolânico, com potencial para utilizar 100% do volume gerado, que totaliza cerca de 500 mil toneladas por ano.
Até 2030 a CBA pretende zerar a disposição de resíduos em barragem.
SDGs
External Certification
International Commitments
National Commitments
More info