Brasil Pelo Meio Ambiente

ABOUT IT

O Grupo Cobap  com sede em Maracanaú (CE), adotou um modelo de produção 100% baseado em materiais reciclados, transformando aparas de papelão em novas embalagens de alta qualidade. Através de sua iniciativa de logística reversa, o processo integrado de toda cadeia não apenas minimiza o impacto ambiental, mas também gera oportunidades de renda e desenvolvimento para comunidades locais.
O projeto do Grupo de economia circular, coleta, através da PACEL, empresa do grupo, cerca de 29 mil toneladas anualmente de aparas de papelão em 6 estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Paraíba) do Nordeste, estabelecendo parcerias com catadores, associações, supermercados, shoppings e indústrias. O processo da unidade mencionada tem a missão de escalonar de forma exponencial o aumento de aparas recolhidas na sociedade, portanto tem como aporte a maior prensa de aparas instalada da América Latina, com capacidade produtiva de 25 toneladas por hora.
Essas aparas são transformadas pela unidade COBAP, outra empresa do Grupo, em novas embalagens com produção média mensal de 2 mil toneladas, fechando o ciclo e reduzindo significativamente a demanda por recursos naturais. A empresa é conhecida por fornecer caixas e chapas de papelão ondulado 100% recicladas para diversas indústrias, tanto locais quanto nacionais, abrangendo setores que vão desde alimentos industrializados e in-natura até calçados, vestuário, eletroeletrônicos, construção civil, bebidas e saneantes.
O projeto “Nosso Ciclo Recicla”, tem a finalidade de ajudar empresas a compensarem a falta de estrutura para logística reversa na gestão de resíduos sólidos e atenderem a requisitos legais e metas ESG. A iniciativa visa superar os desafios ambientais contemporâneos, estabelecendo um novo padrão para a gestão de resíduos e práticas sustentáveis na indústria. O Grupo COBAP com a sua operação comercializa cerca de 22 mil T de embalagens e nos últimos anos tem procurado expandir a sua operação, modernizando seus maquinários e profissionalizando seus funcionários. A projeção é que haja um investimento de 30% do faturamento anual em toda a sua unidade fabril trabalhando em equipamentos mais modernos e que garantam uma significativa diminuição nos resíduos e efluentes gerados inerentes ao seu processo produtivo e propicie uma maior performance na sua produção, projetando um aumento em 50% na coleta de aparas na região do Nordeste do Brasil. A Cobap é um agente de transformação social e ambiental, demonstrando que é possível conciliar lucro com sustentabilidade.

Results and Objectives

Objetivos da empresa: 
Ambiental: A Cobap contribui para a redução do volume de resíduos em aterros sanitários, a conservação de recursos naturais e a diminuição da emissão de gases do efeito estufa.
Social: O grupo tem em seu quadro mais de 400 funcionários diretos e beneficiando 2.000 mil famílias de catadores e residentes de comunidades locais de forma indireta, além de promover projetos sociais como o Ecosom, Crescer e o apoio ao Instituto de Música Jacques Klein.
Econômico: Eliminando atravessadores de coleta de aparas e fomentando trabalho decente e crescimento econômico para quem de fato está na ponta da cadeia. Este fator leva a valorização da classe mais desvalorizada na dignidade do recebimento do valor justo pelo seu trabalho.
Resultados: 
A PACEL, empresa do Grupo Cobap, coleta 29 mil toneladas anualmente de aparas de papelão em 6 estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Paraíba) do Nordeste, estabelecendo parcerias com catadores, associações, supermercados, shoppings e indústrias. O processo da unidade mencionada tem a missão de escalonar de forma exponencial o aumento de aparas recolhidas na sociedade, portanto tem como aporte a maior prensa de aparas instalada da América Latina, com capacidade produtiva de 25 toneladas por hora.

SDGs

External Certification

Não

International Commitments

National Commitments

FSC (Manejo Florestal – Cadeia de Custódia), National Solid Waste Policy (PNRS)

More info

Grupo Cobap: Transformando Resíduos em Oportunidades – Um Modelo de Economia Circular no Norte e Nordeste.

en_USEN