Brasil Pelo Meio Ambiente

ABOUT IT

O Projeto Verde Mel, uma parceria entre a Sylvamo, Instituto Atá, Reenvolver e Associação Ambientalista Copaíba, tem como foco fortalecer a cadeia produtiva da meliponicultora e investir no manejo sustentável das abelhas como ferramenta estratégica para conservação das espécies e florestas, além de difundir o conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância da conservação dos polinizadores, por meio, de ações em diversos municípios da bacia do Rio Mogi Guaçu.

O projeto Verde Mel estimula a cadeia de valor da meliponicultora, investindo na multiplicação e distribuição de colônias para ampliação de meliponários, capacitação de produtores e profissionais envolvidos, e produção de mel e subprodutos. A partir da distribuição de colônias, o projeto busca fomentar a polinização estratégica de ecossistemas naturais e agrícolas, bem como o desenvolvimento econômico de propriedades rurais. Através da comercialização do mel e outros subprodutos, promovemos o reconhecimento do mel como importante produto gastronômico do Brasil.

Desde de 2020 o projeto já instalou 23 meliponários, multiplicando no total 186 colônias de abelhas nativas sem ferrão e capacitou 93 produtores rurais para receber as abelhas. Além de ter realizado pesquisas e o lançamento de dois livros no tema. Estima-se que o projeto contribuiu para aproximadamente 7 mil hectares cobertos com polinização.

Results and Objectives

Principais objetivos:

  • Fortalecer a cadeia produtiva da meliponicultura;
  • Investir no manejo sustentável das abelhas;
  • Forest preservation and conservation.

Resultado esperado: 

It is hoped to install 50 meliponariums by 2026.

SDGs

15. Life on land , 17. Partnerships and means of implementation , 2. Zero hunger

External Certification

Não

International Commitments

National Commitments

More info

Projeto Verde Mel – 2024

en_USEN