ABOUT IT
Results and Objectives
O projeto Protetor das Águas, desenvolvido desde 2011 no município de Vera Cruz, Rio Grande do Sul, incentiva a adoção de boas práticas de conservação de água e solo na Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Andréas, na bacia do Rio Pardo. Com a participação de 103 produtores rurais, o projeto protege uma área de 224 hectares, onde 129 nascentes foram catalogadas. É o primeiro projeto no estado a ser reconhecido pela Agência Nacional de Águas (ANA) como Produtor de Água.
As análises da água na região mostram melhorias significativas na qualidade, gerando benefícios para a sociedade e economia local, reduzindo custos de tratamento de água. Em 2016, o projeto recebeu o 1º Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).
O projeto provou sua importância no enfrentamento de eventos extremos, como a seca que afetou a região por quase cinco anos. Desde sua implementação, a vazão de captação de água no Arroio Andreas aumentou de 48L/s para 95L/s, mesmo durante o período de estiagem, evitando racionamento de água. Além disso, após as chuvas intensas de maio de 2024, análises demonstraram que a conservação das matas ciliares nas áreas do programa ajudou a manter os cursos de água em seus leitos naturais, destacando a importância da recuperação dos recursos naturais para mitigar o impacto das mudanças climáticas.
SDGs
External Certification
International Commitments
National Commitments
More info