ABOUT IT
O projeto “Raízes do Mogi Guaçu” é uma cooperação técnico-institucional idealizada entre Sylvamo e WWF-Brasil, iniciada em 2018, que visa recuperar e restaurar nascentes e áreas ripárias de Mata Atlântica, em áreas externas às propriedades da Sylvamo, na bacia do rio Mogi Guaçu, na região leste do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Ao fortalecer a resiliência hídrica na Bacia do Rio Mogi Guaçu, por meio da restauração florestal, o projeto contribui para melhorar condições ecológicas, sociais e econômicas na região. A restauração é feita por diversas técnicas que incluem regeneração natural, semeadura direta e plantio de mudas de espécies nativas, que têm suas sementes coletadas da própria região. Os parceiros recebem as mudas e aporte técnico para implantação e manutenção da área, resultando em ganhos como a recomposição dos habitats naturais, redução de erosão e deslizamentos, perpetuação da flora local e aumento da proteção da biodiversidade, que contribuem para equilíbrio climático e maior resiliência hídrica das propriedades e da região.
The project has three fronts: landscape, a landscape analysis to identify priority areas for the restoration and conservation of springs and riparian forests in the Mogi Guaçu River Basin and its tributaries, as well as monitoring protocols. The second front is governance, which seeks to strengthen governance and promote multisectoral dialog between agents interested in restoring the forest landscape of the Mogi Guaçu River Basin, as well as training and strengthening the restoration production chain. And finally, restoration, which by 2026, the goal is to have 480 hectares in the Mogi Guaçu basin, a joint effort between Sylvamo, WWF-Brazil, HP, partners and local producers.
Até o momento foram restaurados 272 hectares com cerca de 290 mil mudas plantadas.
Results and Objectives
Objetivos:
Resultado esperado:
SDGs
External Certification
International Commitments
National Commitments
More info