Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O projeto de dessalinização da CPFL Renováveis e State Grid leva água potável para 800 residências nas comunidades indígenas de São Bento, Amarelão e Santa Terezinha no município de João Câmara no Rio Grande do Norte. O sistema de dessalinização, inteiramente automatizado, tem a capacidade de produzir 80 mil litros de água potável por dia, em torno de 20 litros-dia para cada habitante de três comunidades no município de João Câmara.

 

O projeto foi dimensionado para atender um grau de salinidade de água de mais de 50%, o que permitiria até o tratamento de água do mar. Como o índice de salinidade da água na região em que está instalada, às margens da RN-406, é de 30%, há um alto grau de eficiência e geração mínima de resíduos (0,25%/ano). O sistema de dessalinização é movido à energia fotovoltaica (solar) que permite seu funcionamento independente. A geração de resíduos é mínima ou insignificante (somente embalagem de produto químico). O impacto em emissões de gases de efeito estufa é zero, mais de 15 toneladas de CO2 são evitados anualmente e quando há energia sobressalente esta energia limpa é injetada na rede. 

Resultados e Objetivos

  • Promover a diversificação das fontes de energia dos negócios e operações da empresa para energia limpa (gerada a partir de fontes renováveis de baixo impacto). 
  • Tratou água para 3 mil pessoas.
  • Gerou 100 postos de trabalho de direto e indireto.

ODS

3. Saúde e Bem-Estar , 6. Água potável e Saneamento , 7. Energia limpa e acessível

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) da Agência Nacional de Águas (ANA)

MAIS INFORMAÇÕES

A dessalinização de águas salobras em comunidades no Rio Grande do Norte associada a energia fotovoltaica e tecnologia de última geração

pt_BRPT