Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O projeto da Aperam, consegue transformar a lama grossa do convertedor AOD-L, resíduo do sistema de lavagem de gases desse equipamento, em um briquete rico em conteúdo metálico recuperado que pode ser novamente utilizado como matéria-prima na produção do aço. A tecnologia, inovadora e totalmente inserida no conceito de economia circular, ao evitar a disposição desses rejeitos no meio ambiente e permitir sua reutilização no processo produtivo da siderurgia. O briquete recebeu o nome de BAP Steel, sua composição química permite que seja reutilizado no processo produtivo da aciaria da Aperam, gerando redução de custo no processo de produção e contribuindo de forma nobre com os propósitos ESG da empresa. Com o desenvolvimento e consumo do novo produto, foram substituídos fontes mais caras de ligas do processo pelo BAP Steel que é uma das fontes mais baratas de Fe, Ni e Cr na Aciaria, tendo uma redução de custo.
O projeto proporcionou a redução de 15% de todo resíduo depositado no pátio de resíduos da Aperam, e 22% de todos os resíduos gerados pela Aciaria, contribuindo o atingimento da meta de reciclagem de resíduos da Aperam de 97% em 2030.

Resultados e Objetivos

O projeto foi concluído em dezembro de 2023 e os resultados foram na redução de consumo de ligas no processo da aciaria e redução da deposição de resíduos em 15%.

ODS

Certificação Externa

Não

Compromissos internacionais

Compromissos Nacionais

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

MAIS INFORMAÇÕES

Utilização de Briquete de Aço Puro- BAP Steel oriundo da lama do convertedor AOD-L no processo da Aciaria

pt_BRPT