O QUE É
Na busca por alternativas para reduzir o consumo do carvão mineral, a coqueria da maior usina da Gerdau, localizada em Ouro Branco/MG, utiliza biomassa de eucalipto e casca de serragem. Esta fonte renovável de energia substitui parcialmente os combustíveis fósseis usados nos altos fornos.
Resultados e Objetivos
Em 2023, foram utilizadas cerca de 30 mil tonelada de biomassa e deixaram de ser emitidas mais 90 mil de toneladas de CO2eq. Além disso, a iniciativa também apresenta ganhos de cerca de US$ 3 por tonelada de coque e desenvolvimento de comunidades locais para fornecimento de biomassa em substituição à importação de carvão mineral. A iniciativa será aperfeiçoada a partir de novas pesquisas utilizando resíduos de milho, café e bagaço de cana.
A Gerdau participou da elaboração de um estudo técnico ambiental liderado pela Asociación Latinoamericana del Acero (Alacero). O estudo contemplou em seu escopo a identificação das principais biomassas disponíveis na América Latina econômica e operacionalmente viáveis para nossa indústria que possam substituir combustíveis fósseis aplicáveis ao processo de produção de aço, reduzindo as emissões dos processos.
A Gerdau tem o compromisso de atingir 0,82 tCO2e/t de aço até 2031 (Escopos 1 e 2). A intensidade atual é de 0,91 tCO2e/t de aço (2023), conforme metodologias GHG Protocol e worldsteel.
ODS
Certificação Externa
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES