O QUE É
A Startup BioMovement desenvolveu uma tecnologia de biodigestores para proporcionar saneamento básico e descarte adequado de resíduos orgânicos para comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade. A tecnologia contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a mitigação das mudanças climáticas.
Os biodigestores são sistemas que convertem, por meio de bactérias anaeróbias, matéria orgânica em biogás (para uso doméstico) e em fertilizante natural.
O biodigestor é um sistema 100% off-grid, ou seja, não requer energia elétrica, o que possibilita sua implantação em praticamente qualquer local, necessitando apenas de boa incidência de luz solar para operar.
Resultados e Objetivos
O biodigestor produz, em um mês, uma quantidade de biogás equivalente a 2,5 botijões de gás (gás doméstico) de 13 kg. O biogás é utilizado como fonte de energia renovável para uso doméstico. O fertilizante natural, também produto da biodigestão, auxilia na preservação das propriedades do solo pois é composto por micro e macro nutrientes e reduz o uso de fertilizantes químicos.
Um único biodigestor, ao longo de um ano, produz 2.190 horas de uso de biogás e 3.650 litros de biofertilizante líquido natural, além de evitar a emissão de 6 toneladas de gases de efeito estufa, economizar 108.000 litros de água e realizar a gestão adequada de 3.650 kg de resíduos orgânicos.
A BioMovement tem como objetivo a implementação de 10.000 biodigestores até o ano de 2040. Isso evitará a emissão de 60.000 toneladas de gases de efeito estufa e permitirá a gestão adequada de 36.500 toneladas de resíduos orgânicos a cada ano.
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES