Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

A Microsoft Brasil e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lançaram em abril de 2023 a plataforma ClimaAdapt, que tem a missão de monitorar as regiões brasileiras mais suscetíveis a eventos extremos da natureza. Com acesso público, a tecnologia é intuitiva e visual e reúne informações que podem ser analisadas individualmente ou em conjunto, por meio de um mapa de calor no modelo de sobreposição de camadas. As pesquisas combinam dados de vulnerabilidades específicas de diversas localidades, de Norte a Sul, como tipos de solo, declividade de terrenos, PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano. A plataforma usa bases de dados com levantamentos públicos e disponíveis nos órgãos que trabalham direta ou indiretamente com a agenda de mudanças do clima.  

 

O ClimaAdapt vai auxiliar na definição de avaliação de políticas públicas de uma maneira bastante visual, conferindo maior clareza sobre o quadro das vulnerabilidades, mesmo nas regiões mais distantes. O objetivo é ser uma fonte de informações que dê apoio no planejamento de ações de gestão e prevenção do risco provocado por mudanças climáticas, ajudando o Brasil a cumprir compromissos globais de sustentabilidade e adaptação aos eventos climáticos atuais. 

Resultados e Objetivos

A expectativa da empresa é de que a plataforma ClimaAdapt seja utilizada para auxiliar o governo na definição de avaliação de políticas públicas de uma maneira visual, conferindo maior clareza sobre o quadro das vulnerabilidades, mesmo nas regiões mais distantes. 

 

Os resultados obtidos até o momento são o mapeamento e a análise das bases de dados com levantamentos públicos e disponíveis nos órgãos que trabalham direta ou indiretamente com a agenda de mudanças do clima. 

ODS

13. Ação contra a mudança do clima , 15. Vida terrestre , 17. Parcerias e meios de implementação

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

MAIS INFORMAÇÕES

ClimaAdapt

pt_BRPT