O QUE É
Para reduzir emissões, a Ibema tem trabalhado em dois projetos principais: substituição do uso de combustível fóssil em caldeiras por biomassa; e aquisição de energia elétrica proveniente de produção eólica.
Caldeira de biomassa: na planta de Embu das Artes, o vapor do processo é gerado por 3 caldeiras que utilizam como combustível o gás natural. No ano de 2022, a Ibema deliberou pela substituição destas 3 caldeiras, por uma nova caldeira, que utilizará como combustível a biomassa vegetal, gerando energia calorífica com emissão reduzida de GEEs.
Transição Energética: atualmente, a Ibema compra energia elétrica do sistema integrado nacional, que contempla algumas fontes de energia não renováveis. A empresa optou pela troca da fonte de energia elétrica comprada e 80% da sua energia elétrica será proveniente de uma Autoprodução Equiparada (Energia Eólica).
Resultados e Objetivos
Os projetos da caldeira e transição energética devem ser finalizados até 2024. Como resultado geral, espera-se reduzir as emissões de CO2 em 70% por tonelada de produção até 2030. (Escopo 1 e 2 – Ano base 2020).
ODS
Certificação Externa
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES