Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

A Eureciclo, em parceria com a Braskem, está desenvolvendo um estudo inédito que tem o objetivo de reconhecer a reciclagem como uma das principais ferramentas de descarbonização nacional. As empresas acreditam que o projeto impulsionará a construção de políticas públicas de incentivos socioeconômicos e fiscais para aumentar as taxas de reciclagem no Brasil.

 

Como justificativa, a Eureciclo apresenta dados como o fato de, em 2022, o Brasil ter sido responsável por gerar mais de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Com isso, cada brasileiro produziu, em média, 1,043 kg de resíduos por dia, segundo os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe.

 

Além disso, o país emitiu 2,42 bilhões de toneladas brutas de CO2 equivalente em 2021, um aumento de 12,2% em relação a 2020 (2,16 bilhões de toneladas), conforme levantamento do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), do Observatório do Clima.

Resultados e Objetivos

Com o projeto, a Eureciclo pretender gerar novos conhecimentos quanto à necessidade do refinamento, expansão e valorização da cadeia de valor da reciclagem no Brasil e no mundo, com foco na mitigação climática e descarbonização. A empresa ainda prevê a divulgação dos resultados obtidos pelo estudo em eventos técnicos e científicos de repercussão nacional e internacional.

ODS

11. Cidades e comunidades sustentáveis , 12. Consumo e Produção Sustentáveis , 15. Vida terrestre

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

MAIS INFORMAÇÕES

Descarbonização na reciclagem