O QUE É
O projeto teve início em 2010 com a migração de 10 prédios para redes de energia incentivadas e sustentáveis. Desde então, a companhia passou a estabelecer e incentivar, também, projetos de modernização da climatização, otimização de sites e equipamentos e de desmobilização de escritórios.
Em 2016, a Algar torna-se a primeira operadora a implementar energia solar fotovoltaicas em uma estação, com o projeto piloto de 10 usinas de geração junto a carga – autoconsumo local. Em 2021, a Algar totalizou 24 prédios em redes de energia incentivadas e sustentáveis, possibilitando, em conjunto com a aquisição de I-RECs, que se atingisse a marca 100% de energia renovável.
Desde 2020 vem sendo desenvolvida uma plataforma de gerenciamento de energia específica para as demandas da Algar Telecom, com várias visões de gestão e alinhada com Analytics para monitoramento e verificação de consumos e oportunidades de redução de custos, o que possibilita a geração de relatório integrado que contém as informações acima e passa por certificação externa.
Resultados e Objetivos
2018 – Inauguração da primeira usina de autoconsumo remoto, UFV Capim Branco 1 em Uberlândia;
2016 – Implantação pioneira de energia solar fotovoltaica para uma estação, com o projeto piloto de 10 usinas de geração junto a carga – autoconsumo local na região de concessão da Cemig.
2020 – Inauguração da segunda usina, UFV Capim Branco 2, também em Uberlândia.
2022 – Inauguração da primeira usina fotovoltaica fora da região de concessão da Cemig, desta vez na cidade de Bela Vista de Goiás
2024 – Planejamento para entregar mais uma usina de grande relevância, desta vez no estado de SP na área de concessão da CPFL Paulista.
2025 – A ambição é inaugurar outras 17 usinas em outras concessionárias, trabalhando assim para ampliar assim o consumo de energia renovável da empresa em 18%.
ODS
Certificação Externa
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES