Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

A Suzano possui diferentes projetos com ênfase na redução do consumo de gás natural nos Fornos de Cal.  Cada projeto está sendo desenvolvido em uma unidade, porém, em caso de sucesso, serão replicados em todos os Fornos de Cal da companhia (Imperatiz, Mucuri, Aracruz, Jacareí, Três Lagoas, Suzano e Limeira). Além dos benefícios econômicos, a redução da queima de gás natural diminui a emissão de CO2.

 

Thor Metanol: aumento da geração de metanol renovável (processo de recuperação de químicos da indústria de celulose) como combustível substituto ao gás natural nos Fornos de Cal.

Sensor Virtual Lama de Cal: sensor virtual da umidade da lama de cal, a ser usado como otimizador e antecipador do controle dos fornos.

Sensor Virtual Carbonato: sensor virtual da qualidade da cal produzida pelos fornos, a ser usado nos controles avançados dos fornos para aumentar a eficiência energética.

Gêmeos Digitais: simulação dos fenômenos de combustão dos fornos, a fim de otimizar as relações de ar/combustível e aumentar a eficiência energética dos fornos.

Resultados e Objetivos

Em 2022, o conjunto de projetos de otimização já reduziu o consumo de gás natural em 600.000 m³. Os principais resultados esperados para cada projeto são: 

 

Thor Metanol: estimativa de economia de 400.000 m³ de GN por ano em Aracruz. 

Sensor Virtual Lama de Cal: estimativa de economia de 500.000 m³ de GN por ano em Três Lagoas. 

Sensor Virtual Carbonato: estimativa de economia de 1.000.000 m³ de GN por ano em Três Lagoas. 

Gêmeos Digitais: estimativa de economia de 1.000.000 m³ de GN por ano em Três Lagoas. 

ODS

12. Consumo e Produção Sustentáveis

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

MAIS INFORMAÇÕES

Eficiência energética em Fornos de cal

pt_BRPT