O QUE É
A 3M investe em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação tecnológica (PD&I) para impulsionar projetos de embalagens sustentáveis, com ênfase na circularidade e proteção ambiental. Exemplos concretos desses esforços incluem a eliminação de embalagens de PVC, a introdução de embalagens de plástico reciclado e o desenvolvimento de embalagens compostas de materiais mono e celulose.
Resultados e Objetivos
Alguns projetos e resultados de destaque relacionados a embalagens sustentáveis na 3M do Brasil são:
Embalagens PVC Free até 2025: desde 2020 a 3M Brasil eliminou 68% dessas embalagens do portfólio e mantém um ritmo acelerado de desenvolvimento e inovação para atingimento da meta.
Plástico rígido reciclado: em 2021 a empresa lançou no mercado automotivo do Brasil a sua primeira embalagem de plástico rígido PEAD 100% reciclado (PCR). A produção desse PCR ocorre por meio de uma triagem automática de sucata de garrafas em fardos e flocos para obter resinas pós-consumo granuladas.
Materiais mono e celulose: em relação a plásticos flexíveis, a empresa tem trabalhado com seus fornecedores no desenvolvimento de embalagens compostas de mono material e com conteúdo reciclado (5-30% PCR), além de soluções de filmes a base de celulose, reduzindo a dependência de uso de plástico virgem de origem fóssil.
Embalagens eficientes: substituição de Instruções de Uso físico para automação via QRCode em produtos voltados à indústria odontológica. Como consequência, estima-se uma redução de material de embalagem em 1,2 toneladas por ano e aumento de produtividade.
Reengenharia da Caixa-Pallet para Exportação: a aplicação de novas tecnologias na reengenharia resultou em um projeto que permitiu reduzir mais de 58 toneladas por ano do uso de madeira, substituindo-a por materiais corrugados de alta performance.
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES