Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

A Vivo utiliza 100% de energia renovável desde novembro de 2018. Com isso, a empresa antecipou em 12 anos sua meta junto ao Grupo Telefônica, do qual faz parte, e que estava prevista para 2030. O uso de energia renovável contribuiu significativamente para que a Vivo reduzisse em 88% as suas emissões de CO2 diretas e de eletricidade no período entre 2015 e 2022, e viabilizou à empresa um importante avanço para neutralizar suas emissões dos gases causadores do efeito estufa.
O Projeto de Geração Distribuída de Energia Elétrica (GD) abrangerá 85 usinas de fontes solar, hídrica e de biogás em todo o país. Como parte importante do Plano de Energia Renovável da empresa, o projeto não apenas amplia um ciclo de eficiência e desenvolvimento sustentável, mas também destaca a Vivo como uma empresa comprometida com os temas ESG.  

Hoje, a Vivo possui 57 usinas de geração distribuída em operação, sendo 38 usinas solares, 14 usinas hídricas (pequenas hidrelétricas) e 5 usinas de biogás, em 17 estados do Brasil, cobrindo todas as regiões do país, capazes de gerar 501 mil MWh/ano. Até o final do projeto, serão 85 usinas por todo o Brasil, que juntas irão produzir mais de 711 mil MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com até 300 mil habitantes. Dessa forma, a iniciativa contribui para a empresa mudar sua matriz energética, e corrobora com os desafios globais para conter as mudanças climáticas por meio da geração de energia renovável e de mínimo impacto. 

Resultados e Objetivos

Promover a diversificação das fontes de energia dos negócios e operações para gerar energia limpa a partir de fontes renováveis de baixo impacto. 

O projeto responderá por aproximadamente 90% do consumo da Vivo em baixa tensão, atendendo em torno de 30 mil unidades, entre lojas, torres, antenas, equipamentos de telecomunicações e escritórios. 

A representatividade das fontes ao final da implantação do projeto será de 61% de fonte solar, 27% de fonte hídrica (pequenas hidrelétricas) e 12% de biogás. 

A vivo conta com os Planos de Energias Renováveis e os Programas de Eficiência Energética para alcançar os objetivos referentes às mudanças climáticas, e a atuação está embasada na Política Energética, que orienta para uma gestão mais sustentável. Nossas 57 usinas de Geração Distribuída em operação são capazes de gerar 501 mil MWh/ano de energia renovável. 

Uma das metas da Vivo é reduzir em 90% o consumo de energia por unidade de tráfego até 2025, na comparação com 2015 e permanecer com 100% de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis.  

Em 2022, houve uma redução de 3% em intensidade energética (MWh/Pb) e, desde 2015, já reduziram 87%. 

ODS

13. Ação contra a mudança do clima , 7. Energia limpa e acessível , 9. Indústria inovação e infraestrutura

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

MAIS INFORMAÇÕES

Estratégia de Energia e Baixo Carbono