Permeando todos os negócios do Grupo Carrefour, a agenda de sustentabilidade foi estruturada em torno de três grandes eixos de atuação: Combate à fome e às desigualdades, Inclusão e diversidade, e Proteção do planeta e da biodiversidade.
No pilar de proteção do planeta e da biodiversidade, o Grupo tem compromisso com a agenda de descarbonização, visando trilhar o caminho de uma economia de baixo carbono, com o intuito de reduzir as emissões de CO2 dos Escopos 1 (emissões diretas) e 2 (Aquisição de energia elétrica) em 50% até 2030 e em 70% até 2040, e as de Escopo 3 (emissões indiretas) em 32% até 2030, considerando o ano-base de 2019. Essas metas estão baseadas na ciência e alinhadas ao compromisso do Acordo de Paris.
O grupo Carrefour possui 6 lojas com carregador de carros elétricos e 14 lojas com painéis solares instalados, que possuem a capacidade de gerar cerca de 9500 Mw/h por ano. Os projetos de eficiência energética além de proporcionar uma redução no custo das operações relacionados ao consumo de energia, reduzem a dependência ao Grid e as variações de custos.
Resultados e Objetivos
Para atingir as grandes ambições na agenda climática, o Grupo tem realizado um trabalho intenso junto de parceiros, clientes e fornecedores a fim de implementar soluções alinhadas a uma economia de baixo carbono, focando nas seguintes agendas:
Mitigação e aprimoramento dos sistemas de refrigeração;
Eficiência energética;
Otimização do uso de transporte (próprio e terceirizado);
Mobilização da cadeia para redução das emissões indiretas;
Estratégia de aterro zero;
Redução do impacto de embalagens de marcas próprias;
Para atingir essas metas de descarbonização, o Grupo possui as seguintes estratégias:
Usar 100% de energia renovável até 2030;
Redução do consumo de energia em 27,5% até 2030;
Reduzir as emissões relacionadas a gases refrigerantes em 50% até 2030;
Reduzir 50% do desperdício de alimentos até 2025 (ano base 2016);