Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O setor de Preparo de Meios e Reagentes é responsável pela produção de lâminas silanizadas que são utilizadas na microscopia do setor de Anatomia Patológica, sendo fornecidas aproximadamente 200 mil unidades de lâminas por ano. Neste processo, que gera uma quantidade de resíduos químicos significativa, são utilizados 250 litros de acetona e 250 litros de água anualmente, que são descartados após o uso. Anualmente são descartados cerca de 500 kg de resíduos químicos. 

 

O projeto consiste na implementação de uma nova metodologia que elimina o uso da água, juntamente com a inserção de um sistema de recuperação de acetona por destilação que praticamente eliminará a geração de resíduos químicos no processo de produção de lâminas silanizadas.  

Resultados e Objetivos

A implementação do projeto permitirá poupar o uso de água e acetona, além de evitar a geração de resíduos químicos e o graves prejuízos ambientais associados ao seu processo de descarte, incineração e destinação a aterros industriais.  

 

Em termos financeiros, com a implementação do novo processo técnico e a otimização do tempo de produção, estima-se uma economia de 25% no custo produtivo. O processo está sendo implantado no núcleo técnico-operacional da empresa em São Paulo, e a previsão de conclusão do projeto é em janeiro de 2024. 

ODS

12. Consumo e Produção Sustentáveis , 6. Água potável e Saneamento

Certificação Externa

Não

Compromissos internacionais

Compromissos Nacionais

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

MAIS INFORMAÇÕES

Estratégia Química de Reaproveitamento de Acetona e Eliminação da Geração de Resíduos Químicos

pt_BRPT