O QUE É
A Whirlpool Corporation, atuante em todos os 3 pilares da sigla ESG, firmou em 2021 o compromisso de ser net zero nos escopos 1 e 2 (e redução de 20% em escopo 3 – cat 11) em todas as plantas no mundo até 2030. Como parte deste compromisso, a busca por soluções inovadoras e sustentáveis em energia se faz presente da rotina, mobilizando os times na busca pela redução das emissões de CO2 nos processos. A partir de tal busca, diversas soluções têm se feito presentes nos processos da empresa, desde a eletrificação de empilhadeiras, até ao uso de materiais mais sustentáveis nos produtos.
Neste contexto, a planta de Joinville, concluiu em abril de 2023 a instalação de 97 módulos fotovoltaicos em sua planta, garantindo a autogeração de energia sustentável na planta da Whirlpool no Brasil. Tal projeto, ainda que inicial, garante a geração de energia suficiente para abastecer 92 residências brasileiras, ou ainda, o plantio de 269 árvores por ano com a redução de emissão de CO2.
A Whirlpool Corporation unidade de Joinville, adotou em sua rotina reuniões semanais de projetos net zero, envolvendo não somente seu time de engenharia como também parceiros locais na busca de soluções que aceleram esta busca, e garantam a sustentabilidade desta mudança.
Resultados e Objetivos
Com o projeto da Whirlpool a autogeração produz cerca de 40.000 kWh por ano. Vale destacar também que todo o restante de energia utilizado é certificado por REC’s garantindo que toda geração venha de fontes renováveis.
A partir da instalação de 97 módulos fotovoltaicos na unidade, deu-se início ao processo de autogeração de aproximadamente v, garantindo a autonomia de energia nas áreas do berçário e centro de treinamentos da unidade, com prospecção de expansão, sendo a primeira fazenda fotovoltaica da Whirlpool no Brasil, e a segunda no mundo, considerando uma fazenda já inaugurada na planta da Whirlpool na Índia.
No projeto implantado em Joinville: a instalação de placas fotovoltaicas ao nível do solo. O projeto de Joinville, as placas instaladas são bifaciais, o que permite que o sistema consiga gerar energia a partir de ambos os lados da placa.
Principais resultados do projeto:
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES