O QUE É
No Brasil, a Dow move em torno de 1 milhão de toneladas de produtos todos os anos. Hoje, 78% desse volume é movimentado através do modal rodoviário, e os outros 22% são transportados pelo modal marítimo. Para reduzir emissões de GEE, a empresa implementa ações que giram em torno do aumento da carga útil, da utilização de modais mais sustentáveis e, em especial, da colaboração com fornecedores e parceiros para promover boas práticas em transporte e armazenagem.
Em 2022 foi firmada uma importante parceria entre a Dow e a empresa Ambipar. Integrando o projeto Corredor Sustentável, a iniciativa promove a mudança da matriz energética de sua frota de caminhões para fontes mais limpas com a inclusão, em larga escala, de veículos movidos a gás natural comprimido (GNC) e biometano.
Resultados e Objetivos
Nesta primeira etapa do projeto são 10 caminhões movidos a GNC que estão fazendo a rota entre unidades da Dow e clientes localizados nas regiões Sul e Sudeste do país. O Corredor Sustentável prevê a redução anual de CO2 de até 20% com o uso de gás natural, podendo alcançar até 90% com o uso de biometano. Considerando o tempo de vida útil dos veículos (11.7 anos), o potencial total de redução de CO2 para os mesmos percentuais já calculados chega a 4.044 tons (com gás natural) e 18.198 toneladas (com biometano). Considerando o relacionamento e parceria duradoura entre Ambipar e a Dow, bem como a possibilidade de uso dos veículos sustentáveis até o final de sua vida útil, a expectativa é a de que o ciclo total do projeto esteja concluído até o ano de 2034.
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES