Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

A planta industrial de Juiz de Fora (MG) da ArcelorMittal utiliza desde 2011 o carvão vegetal produzido nas florestas sustentáveis do grupo como matéria-prima na produção de aços. A ArcelorMittal BioFlorestas é a responsável pelo manejo sustentável das florestas e produção do carvão vegetal em 108 mil hectares de área própria no estado de Minas Gerais. 

 

Com objetivo de aumentar a eficácia do controle biológico de pragas, em 2021 a empresa fechou uma parceria com a Sipremo. Através do uso de um banco de dados histórico de mais de 30 anos de ocorrências das principais pragas nas áreas da ArcelorMittal BioFlorestas, associado a um banco de dados histórico com variáveis climáticas e uso de Inteligência Artificial, foi possível construir um modelo preditivo de ocorrências de pragas no software Sipremo. 

Resultados e Objetivos

O uso do software aliado ao controle biológico de pragas, contribuiu para redução do consumo de pesticidas e água, além de reduzir o custo da operação de controle, permitindo identificar pragas no início do foco. Em 2022 o software indicou a possibilidade de incidência de pragas em 16.800 ha de florestas, sendo que em 5.891 ha foi utilizado o controle biológico com  e em 1.348 ha foi necessário utilizar controle químico. 

 

O projeto foi concluído em maio de 2023 e os principais resultados obtidos são:

1- Redução do consumo de pesticida em 90% no ano de 2022;

Assertividade da predição acima de 80%;

2- Eficácia do controle biológico no estágio inicial de infestação;

3- Redução dos custos de controle em mais de 40%;

4- Emissão de 25,6 toneladas de CO2eq evitada em 2022;

5- Maior agilidade no processo de monitoramento, detecção e controle das pragas do eucalipto na região.

ODS

12. Consumo e Produção Sustentáveis , 6. Água potável e Saneamento , 9. Indústria inovação e infraestrutura

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

Código Florestal Brasileiro

MAIS INFORMAÇÕES

Manejo Sustentável de Florestas

pt_BRPT