Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

Responsável pela produção do Papel Pólen®, especialmente utilizado na confecção de livros, a Suzano se uniu às editoras Companhia das Letras, Record e Sextante para zerar a emissão de carbono em mais de 50 mil exemplares dos sucessos das obras “Em Defesa do Tempo”, “É Assim que Começa” e “Uma Boa Vida”. 

 

Para neutralizar as emissões de carbono, a Suzano, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, contou com apoio de uma consultoria especializada para mapear e calcular a pegada de todo o ciclo de vida dos livros, desde a plantação do eucalipto, matéria-prima para a produção do papel, até o descarte/reciclagem do material. Cada obra possui diferentes tamanhos, capas e páginas, características que afetam a emissão de gases de efeito estufa durante o processo produtivo. 

Resultados e Objetivos

O Projeto foi lançado em agosto de 2023 e garantiu a neutralização das emissões de mais de 50 mil exemplares de livros.

 

O cálculo da pegada de carbono foi realizado de forma individualizada para cada livro e para neutralizar as emissões serão utilizados créditos de carbono da Suzano, oriundos de projetos certificados e verificados por auditoria externa. 

ODS

12. Consumo e Produção Sustentáveis , 13. Ação contra a mudança do clima , 9. Indústria inovação e infraestrutura

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

MAIS INFORMAÇÕES

Neutralização de Carbono de 3 obras literárias