O QUE É
As grandes transformações tecnológicas da Cummins para o atendimento às normas do Conama integram os sistemas U Module e Single Module. Altamente flexível, compacto e de baixo peso devido às tecnologias aplicadas (60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões na Europa), ajuda a reduzir o uso de recursos naturais na sua produção. Cada sistema é composto por quatro módulos – Catalisador de Oxidação de Partículas (DOC), Filtro de Particulado Derivado do Diesel (DPF), Misturador de Gases e Partículas de Ureia (Mixer) e o Catalisador de Redução de NOx (SCR) e traz como grande diferencial da indústria a patente modular, visando a redução do custo e agilidade de manutenção: as peças DOC, DPF e SCR podem ser desmontadas separadamente, evitando a reposição ou reparação de todo o sistema em caso de manutenção e falha, economia significativa para usuários e frotistas e redução de descarte de peças que ainda estão dentro do ciclo de vida útil.
Além do desenvolvimento do produto e respectivas aplicações junto às montadoras, foi criada em área dedicada de 2.000 m2, a primeira linha de produção dos sistemas de pós-tratamento Euro VI, com projeto, desenvolvimento e expertise do time global da engenharia da empresa no Brasil. Com estrutura moderna e integrada à planta de motores da Cummins Brasil, a nova linha das plataformas U Module e Single Module, tem capacidade de produção de mais de 30 mil peças por ano. As soluções da Cummins Brasil para o Euro VI também trazem avanços significativos em toda a gama de motores, com novo sistema de calibração para melhorar a eficiência e garantir o controle de emissões, realizado por meio da atualização da eletrônica embarcada. Além do sistema de tratamento de gases de escape, os motores Cummins Euro VI (3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros) possuem avanços tecnológicos visando o aumento de eficiência, conseguindo atingir os novos limites de emissão sem necessidade de aumentar o consumo energético (combustível).
Resultados e Objetivos
Redução de emissão de gases poluentes em 70% de Hidrocarbonetos, 77% de NOx e 66% de Material Particulado.
Introdução de sistemas de pós-tratamento mais compactos por meio do uso de tecnologias, sendo 60% menor em relação às gerações em uso na Europa para atendimento de regulamentação similar, diminuindo o uso de materiais naturais (metais, metais preciosos, etc).
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
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