Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

Criada pela Sebigas Cótica e eB Capital, a Bioo é uma plataforma de biossoluções que transforma resíduos agrícolas e industriais em bioprodutos. Norteada pela economia circular, mitigação de emissões e odores, zero resíduos e segurança operacional, visa transformar resíduos em biometano, dióxido de carbono em grau alimentício e fertilizante orgânico por meio de uma plataforma de reciclagem orgânica única no país, suportando resíduos oriundos de diversos geradores com padrão de qualidade industrial. 

Resultados e Objetivos

A primeira unidade em implantação, prevista para o final de 2024, atenderá a demanda de resíduos do Rio Grande do Sul a partir da cidade de Triunfo/RS.  A unidade receberá resíduos em galpão fechado e com tratamento 100% via biodigestão anaeróbia, visando a mitigação de emissões de gases e odores. Os resíduos aptos a serem recebidos na operação contemplam, por exemplo, os setores: frigoríficos; saneamento básico; indústria do biodiesel; indústria de alimentos, leites e sucos. A operação tem potencial de tratar 600 toneladas de resíduo orgânico por dia, produzindo biometano, CO² grau alimentício e fertilizante orgânico. 

 

Ainda estão previstas mais duas unidades até 2025, dentro do plano de investimento das empresas fundadoras.  

ODS

12. Consumo e Produção Sustentáveis , 7. Energia limpa e acessível , 9. Indústria inovação e infraestrutura

Certificação Externa

Certificado da ANP – Produtor de Biocombustível; RenovaBio – Emissão de créditos de biocombustíveis (CBio); Instituto Totum – emissão de GÁS REC

Compromissos Nacionais

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), RenovaBio

MAIS INFORMAÇÕES

Plataforma de Biossoluções