O QUE É
O PRO Carbono Commodities é uma solução para endereçar os desafios da cadeia da soja rumo a descarbonização. A partir do programa, a emprese oferece um grão com pegada de carbono mensurada, com transparência e rastreabilidade de informações.
Por meio de uma ferramenta (calculadora) em co-desenvolvimento com a Embrapa, e lastreada em uma metodologia com reconhecimento internacional, a Análise de Ciclo de Vida (ACV), a Bayer consegue mensurar em larga escala a pegada de carbono da produção de soja. O resultado do cálculo se dá em kg CO2 eq/ tonelada soja. Para fazer o cálculo, a empresa utiliza informações disponíveis em aplicativo/plataforma que agrupa os dados e analisa todo o processo de produção, transporte e comercialização da soja.
Previsão de conclusão do projeto: 2025/2026.
O programa é realizado em áreas livres de desmatamento nos últimos 10 anos e todos os agricultores participantes passaram por treinamento a fim de garantir o compliance socioambiental. Além disso, esses agricultores se comprometeram a não desmatar as áreas durante o programa. Para gerar a pegada, a Bayer se baseia em normativas como ISO 14040, ISO 14044, ISO 14067 e GHG Protocol.
Resultados e Objetivos
A Bayer calculou que a pegada média de carbono do projeto foi de 925 kg CO2 eq/ton, 64% menor do que a pegada de carbono média da soja brasileira – de acordo com bases internacionais. O objetivo no segundo ano do projeto é reduzir a pegada de carbono ainda mais. A estimativa é que a pegada média do programa chegue a 657 kg CO2 eq/ton, com as melhorias advindas da adoção de melhores práticas (intervenções).
A área onde o projeto é implementado é de 159 mil hectares, sendo 95 mil hectares de floresta protegida e 64 mil hectares tiveram sua pegada de soja mensurada.
ODS
Certificação Externa
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES