Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O programa se dedica a contribuir com a proteção de animais que vivem nas proximidades das usinas em operação e em construção do monitoramento em três municípios do estado de São Paulo. 

 

Foram identificadas 31 espécies que estão na lista da International Union for Conservation of Nature (IUCN). Três foram escolhidas para serem monitoradas em 2022: lobo-guará, onça-parda e mutum de penacho. Destacamos o projeto “Conservação e Manejo de Tinamiformes e Galliformes UHE Água Vermelha- Projeto Mutum de Penacho”, que tem como um de seus objetivos implementar um programa de observação e monitoramento participativo das aves como ferramenta de conservação das espécies e seus habitats na região da UHE Água Vermelha.  

 

Dois animais que circulam nas unidades entraram no radar de monitoramento em 2022: o aracuã-guarda-faca (Ortalis remota), espécie criticamente ameaçada, é monitorado na área de influência da UHE Água Vermelha, no nordeste de São Paulo, e a lontra (Lontra longicaudis), espécie quase ameaçada, encontrada no reservatório da UHE Caconde (SP). 

Resultados e Objetivos

Monitoramento para preservação da fauna em 3 municípios distintos do Estado de São Paulo de 3 animais silvestres diferentes: onça-parda, lobos-guará e mutum-de-penacho. 

Foram monitoradas 14 onças-pardas nas regiões de Promissão, Ibitinga e Barra Bonita e 23 lobos-guarás em São José do Rio Pardo, Mococa e Caconde, municípios de São Paulo.  

Estão também sendo monitorados 17 mutum-de-penacho, atualmente estão sendo monitoradas 17 remanescentes florestais e 8 unidades de restauração florestal da região de influência do reservatório da UHE de Água Vermelha. 

ODS

11. Cidades e comunidades sustentáveis , 12. Consumo e Produção Sustentáveis , 13. Ação contra a mudança do clima

Certificação Externa

Não

Compromissos internacionais

Compromissos Nacionais

MAIS INFORMAÇÕES

Programa de Monitoramento e Conservação da Fauna Terrestre