Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O projeto é composto por medidas sustentáveis para a captação, armazenagem e uso de água de chuva na estação de pesquisa da Bayer em Paulínia (SP), que possui aproximadamente 90 hectares. Foram instaladas canaletas para captação de água nos prédios, além de tecnologia para aumentar a infiltração de água no solo e criação de lagos artificiais que funcionam como reservatórios. A água coletada é reaproveitada em irrigações de atividades agrícolas e testes realizados no campo. 

Resultados e Objetivos

Foram implantados cerca de 3,5 km de infraestrutura de captação de água e dois lagos de armazenamento, cada um com capacidade para 8 milhões de litros. Uma das primeiras medidas tomadas foi a pavimentação de ruas com tecnologias que pudessem ter a capacidade de permear água da chuva para o solo. A tecnologia tipo piso instalada permite que 10% da água se infiltre no solo, com a possibilidade de recolher o volume excedente.  

 

Como resultado, o projeto ajudou a controlar a erosão e assoreamento de áreas baixas, aumentou a segurança operacional e melhorou o a utilização da água. Com os dois lagos, há um nível de autonomia e gestão do processo de rega muito flexível, pois é possível utilizá-los tanto individual como conjuntamente em qualquer momento ou exigência. 

ODS

6. Água potável e Saneamento

Certificação Externa

Não

Compromissos internacionais

Compromissos Nacionais

MAIS INFORMAÇÕES

Projeto Captação e Armazenamento de Água de Chuvas de Paulínia

pt_BRPT