Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

A Econnexz Climatech é uma startup de base tecnológica com foco em soluções para descarbonização e desenvolvimento territorial sustentável, operando sob o conceito de bioeconomia amazônica e inovação climática (Climatech).
Atualmente, executa o Projeto Comaru-Iratapuru, um piloto em campo que contempla cerca de 30% de aproximadamente 9 milhões de créditos de carbono a serem gerados ao longo de 30 anos.

A iniciativa visa à criação de uma plataforma digital nacional voltada à gestão da demanda por carbono, integrando diagnósticos, inventários, rastreamento de emissões e soluções de offset, com foco em automação, transparência e escalabilidade das operações.

O modelo da Econnexz respeita os princípios da Convenção 169 da OIT, incorporando práticas de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) e desenvolvendo instrumentos técnicos acessíveis que possibilitam a participação efetiva das comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas no co-gerenciamento dos projetos em seus territórios.

Resultados e Objetivos

Objetivos

  • Impulsionar um novo ciclo de prosperidade baseado na floresta em pé, na inovação territorial e na valorização da Amazônia.

  • Monetizar a bioeconomia amazônica por meio de créditos de carbono certificados e tokenizados.

  • Fomentar a inclusão produtiva, geração de renda e valorização do conhecimento tradicional.

  • Estimular o uso econômico sustentável da biodiversidade, promovendo economia circular e baixo impacto ambiental.

Resultados e Impactos Esperados

  • Geração de créditos de carbono com alto valor socioambiental agregado.

  • Preservação direta de aproximadamente 800 mil hectares de florestas em pé, com potencial de expansão para 2 milhões de hectares em estudo.

  • Fortalecimento da economia local, com geração de emprego e renda por meio da produção orgânica (ex.: castanha-do-pará) e outras cadeias sustentáveis.

  • Incorporação de tecnologias sociais voltadas à inclusão produtiva de populações tradicionais, ribeirinhas e indígenas.

  • Automação e rastreabilidade na cadeia de créditos de carbono por meio de tokenização de ativos ambientais.

  • Contribuição indireta à economia circular, com uso de materiais orgânicos e redução de resíduos sólidos.

  • Preservação, restauração e reflorestamento de áreas degradadas, ampliando a conectividade ecológica e a resiliência climática regional.

ODS

1. Erradicação da pobreza , 13. Ação contra a mudança do clima , 15. Vida terrestre , 17. Parcerias e meios de implementação , 4. Educação de qualidade , 8. Trabalho decente e crescimento econômico , 9. Indústria inovação e infraestrutura

Certificação Externa

Não

Compromissos internacionais

Compromissos Nacionais

Mercado de Carbono, Plano Nacional para Controle do Desmatamento Ilegal e Recuperação da Vegetação Nativa, Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), REDD++ (Estratégia Nacional para Redução de Emissões Decorrentes do Desmatamento e da Degradação de Florestas)

MAIS INFORMAÇÕES

Projeto Comaru-Iratapuru

pt_BRPT