O QUE É
O Projeto Guanabara Verde, realizado pela ONG Guardiões do Mar, em parceria com o Instituto Mar Urbano, e financiado pela OceanPact, promove a restauração de manguezais e ações de educação ambiental para a disseminação de boas práticas sobre cultura oceânica e conservação de ecossistemas costeiros.
Na etapa de restauração dos manguezais, as atividades de preparação do terreno, plantio e manutenção são realizadas pela Cooperativa Manguezal Fluminense, composta por pescadores artesanais e catadores de caranguejo. As ações desenvolvidas nesse trabalho foram pensadas em alinhamento com o que preconiza a ONU para a Década dos Oceanos e a Década da Restauração.
Resultados e Objetivos
O projeto restaurou 12,2 hectares de área degradada com o plantio de 30,5 mil mudas de manguezais, na região da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara. O plantio foi concluído em março de 2023 e, no momento, o projeto está na etapa de manutenção das mudas.
A OceanPact está buscando novas parcerias para expansão e replicabilidade das atividades de restauração de ecossistemas de manguezal no Brasil, com vistas a cumprir o seu compromisso de viabilizar o plantio de 1 milhão de mudas até 2030.
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES