O QUE É
A PSA Carbonflor é uma metodologia inédita e alternativa de geração de créditos de carbono por meio da conservação florestal, permitindo a mensuração, reporte e verificação dos serviços ambientais prestados por um território, considerando o benefício da conservação e seu papel na mitigação das mudanças climáticas. A metodologia, desenvolvida em parceria com a ECCON Soluções Ambientais, se baseia na Lei de Pagamento por Serviços Ambientais (nº 14.119/2021) e contribuirá para que o mercado de carbono avance em padrões apropriados para as especificidades dos biomas brasileiros, como a Mata Atlântica, colaborando para a união de estratégias que conectam a conservação e os mercados voluntários de carbono.
Os créditos de carbono gerados pela PSA Carbonflor, chamados de C+, terão como objetivo recompensar proprietários que mantenham uma área conservada e realizem sua manutenção para que o território permaneça biodiverso e saudável ao longo dos anos, garantindo os serviços ecossistêmicos para futuras gerações.
A PSA Carbonflor é uma metodologia pública que poderá ser aplicada em diferentes territórios. Sua primeira aplicação será no Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, assegurando a manutenção dos Serviços Ambientais de 22 mil hectares desse território que possui 87% de mata nativa em estágio avançado de conservação.
Resultados e Objetivos
A PSA Carbonflor propõe a valorização da conservação da biodiversidade; dos serviços de provisão de água e manutenção de sua qualidade; e da conectividade das matas, gerando valor pela manutenção das florestas em pé por meio da constituição e comercialização de crédito de carbono C+ (carbon plus).
O objetivo é reconhecer os esforços de produtores conservacionistas, gerando renda para os produtores engajados na conservação e manutenção dos Serviços Ambientais e Ecossistêmicos, ao mesmo tempo em que colaborada para proteção da biodiversidade.
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES