Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O projeto “Raízes do Mogi Guaçu” é uma cooperação técnico-institucional idealizada entre Sylvamo e WWF-Brasil, iniciada em 2018, que visa recuperar e restaurar nascentes e áreas ripárias de Mata Atlântica, em áreas externas às propriedades da Sylvamo, na bacia do rio Mogi Guaçu, na região leste do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Ao fortalecer a resiliência hídrica na Bacia do Rio Mogi Guaçu, por meio da restauração florestal, o projeto contribui para melhorar condições ecológicas, sociais e econômicas na região. A restauração é feita por diversas técnicas que incluem regeneração natural, semeadura direta e plantio de mudas de espécies nativas, que têm suas sementes coletadas da própria região. Os parceiros recebem as mudas e aporte técnico para implantação e manutenção da área, resultando em ganhos como a recomposição dos habitats naturais, redução de erosão e deslizamentos, perpetuação da flora local e aumento da proteção da biodiversidade, que contribuem para equilíbrio climático e maior resiliência hídrica das propriedades e da região.  

 

O projeto possui três frentes de atuação paisagem, uma análise de paisagem para identificar áreas prioritárias para restauração e conservação de nascentes e matas ciliares na bacia do rio Mogi Guaçu e seus afluentes, além de protocolos de monitoramento. Segunda frente a governança que busca o fortalecimento da governança e promoção do diálogo multisetorial entre agentes interessados na restauração da paisagem florestal da Bacia do Rio Mogi Guaçu, além de capacitação e fortalecimento da cadeia produtiva da restauração. E, por fim, a restauração que até 2026, a meta é ter 480 hectares na bacia do Mogi Guaçu, um esforço conjunto entre a Sylvamo, WWF-Brasil, HP, parceiros e produtores locais. 

Resultados e Objetivos

Os objetivos e resultados do projeto são:

  • O projeto visa recuperar e restaurar nascentes e áreas ripárias de Mata Atlântica, em áreas externas às propriedades da Sylvamo.  
  • A meta de restauração total até 2026 passou a ser de 480 hectares. 
  • Foram 50 nascentes de água protegidas, 80 hectares restaurados, 7.280 metros de cerca foram instalados e 89.579 mudas plantadas.

ODS

15. Vida terrestre , 17. Parcerias e meios de implementação , 6. Água potável e Saneamento

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

Código Florestal Brasileiro

MAIS INFORMAÇÕES

Raízes do Mogi Guaçu