O QUE É
O projeto foi desenvolvido para recuperar totalmente a área do Córrego da Ressaca em São José dos Campos, incluindo apenas espécies nativas e utilizando um sistema agroflorestal, que enriquece a biodiversidade e não utiliza produtos químicos para seu desenvolvimento. A iniciativa compreende ainda o plantio de 8 mil mudas de árvores de espécies nativas a partir de 2019.
Resultados e Objetivos
O projeto tem por objetivo principal devolver ao Córrego da Ressaca as suas condições naturais para que possa desempenhar o seu papel de área de proteção, destinada a preservar os recursos hídricos, a paisagem, biodiversidade, proteger o solo e garantir o bem-estar das populações humanas.
Os trabalhos de manutenção e plantios são recorrentes desde o início do projeto, sendo realizados monitoramento e relatórios para visualização das melhorias alcançadas. O plantio já tem uma cobertura vegetal bem desenvolvida, com existência de uma diversidade de espécies vegetais nascendo espontaneamente. As fases iniciais de plantio já alcançaram os parâmetros de restauração ecológica, segundo a Resolução SMA 32/2014 do Estado de São Paulo.
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES