Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O Programa Replantando Vida (PRV), desenvolvido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), é uma iniciativa que emprega, capacita e remunera pessoas em cumprimento de pena para atuarem na cadeia produtiva da restauração ecológica no Rio de Janeiro.

 

O PRV vai até as unidades prisionais do estado do Rio de Janeiro, entrevista, seleciona e contrata apenados para atuarem desde a coleta de sementes, produção de mudas florestais, até o plantio, manutenção e monitoramento das áreas de restauração, com objetivo de recuperar e proteger os mananciais de abastecimento público.

 

As mudas produzidas são utilizadas pelas equipes de restauração florestal da Companhia ou disponibilizadas gratuitamente para apoio a outros projetos que tenham objetivos de preservação dos recursos hídricos.  Ao oferecer treinamento profissional, emprego e remuneração com a restauração ecológica, o PRV não apenas reduz a ociosidade prisional, mas também equipa os participantes com habilidades importantes para sua reintegração na sociedade.

Resultados e Objetivos

Os viveiros da CEDAE trabalham com mais de 260 espécies nativas da Mata Atlântica e possuem uma capacidade instalada de produção de 2,1 milhões de mudas por ano. Além disso, mais de 3 milhões de árvores já foram plantadas pelo programa.

 

A CEDAE tem o compromisso de restaurar e preservar 30.000 hectares até 2050, como forma de contribuir com as metas do estado do Rio de Janeiro.

 

O PRV já beneficiou diretamente mais de 6.000 apenados e é atualmente o projeto de ressocialização que mais emprega pessoas em cumprimento de pena no Brasil.

ODS

13. Ação contra a mudança do clima , 6. Água potável e Saneamento , 8. Trabalho decente e crescimento econômico

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

Código Florestal Brasileiro, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

MAIS INFORMAÇÕES

Replantando Vida – Ressocialização e proteção de mananciais

pt_BRPT