Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O projeto consiste na implantação de três hectares de um sistema agroflorestal (SAF) na comunidade indígena Xerente. Será possível garantir capacidade para realizar atividades de produção de alimentos baseadas em práticas agroecológicas, recuperação de áreas degradadas, segurança hídrica e alimentar, e o uso de energia alternativa e sustentável.  

Resultados e Objetivos

A implantação do sistema agroflorestal permitirá a produção de 11.000 kg de alimentos, utilizando sistema de irrigação com energia solar e atendendo 30 famílias. Será formado uma microempresa individual como forma de incentivar o empreendedorismo tanto para a comercialização de excedentes da produção agrícola, mas também para a prestação de serviços em recuperação de áreas e comércio e vendas de mudas, sementes e artesanato. 

 

 Até o final de 2023, o projeto deve entregar: 

1- Sistemas Agroflorestais implantados em três hectares;

2- Formação de 50 alunos do curso de formação certificados pelo IFTO Campus Palmas;

3- Dois sistemas de irrigação;

4- Dois Sistemas de Energia fotovoltaico com placas solar de 550 W cada uma;

5- Duas áreas de roça de 1,5 hectares cercadas.

ODS

17. Parcerias e meios de implementação , 2. Fome zero e agricultura sustentável , 4. Educação de qualidade

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

Código Florestal Brasileiro, Plano de Ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas no Cerrado (PPCerrado), Plano Nacional para Controle do Desmatamento Ilegal e Recuperação da Vegetação Nativa, REDD++ (Estratégia Nacional para Redução de Emissões Decorrentes do Desmatamento e da Degradação de Florestas)

MAIS INFORMAÇÕES

Resgate da alimentação cultural Xerente com uso de novas práticas agrícolas e energia solar