Aterro Zero
Martin Brower
O QUE É
Após identificar a geração de resíduos como um dos aspectos ambientais significativos de nossas operações iniciamos o projeto de atingir a meta global da MB de ter as 5 unidades da Martin Brower Brasil consideradas como Aterro Zero, usando destinações mais adequadas e com empresas devidamente licenciadas. Foi feito o levantamento dos principais resíduos gerados na unidade e quais empresas estavam responsáveis pela sua destinação final.
A partir de 2019, buscou-se a realização de parcerias com novos fornecedores, a nível local e nacional, em busca de destinações mais ambientalmente adequadas, como Suinocultura, Coprocessamento e Reciclagem.
Foram feitos treinamentos com as equipes de limpeza sobre a correta separação dos resíduos e em que locais deveriam ser descartados cada material. As rotinas internas de processamento dos resíduos, principalmente isolantes térmicos e almofadas de transporte, também foram revistas de forma a se adequar às novas destinações finais.
A meta do Projeto é ter ao menos 95% dos nossos resíduos a nível Brasil livre de aterro sanitário até 2025.
O projeto está em execução.
O projeto possui certificação externa – Certificação Lixo Zero
Resultados e Objetivos
Ao final do ano de 2021:
A Martin Brower atingiu nacionalmente a quantidade de 90,54% dos resíduos totais destinados a outros fins que não aterros. O que representou uma melhora de 16% em relação ao ano de 2020.
As filiais de Curitiba, Osasco e Itajaí passaram a ser consideradas Aterro Zero
As filiais de Recife e Jacareí mostraram uma evolução importante, contabilizando, respectivamente 82% e 87% de resíduos totais com destinações finais alternativas a aterros.
Desde o início do Projeto 1,8 mil Ton de resíduos deixaram de ir para aterros sanitários