Compromisso Suzano de remoção de Carbono
Suzano
O QUE É
A Companhia se comprometeu, em 2020, a ir além de ser carbono neutra e de reduzir a intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Isso significa que a Suzano se compromete a remover da atmosfera mais GEEs do que emite, ou seja, trabalhar para ser ainda mais positiva para o clima através da remoção líquida de 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera até 2025, cinco anos antes da meta original (2030).
Considerando o balanço entre as emissões de escopos 1, 2 e 3 e as remoções oriundas do inventário florestal da Suzano, serão priorizadas ações em duas frentes para o atingimento da meta:
Industrial:
Nas Unidades Industriais, a empresa busca a redução de emissões em projetos de retrofits e aumento de eficiência de fornos, caldeiras e turbos geradores em um movimento gradativo de redução e substituição de combustíveis mais emitentes (como óleo combustível e gás natural) para combustíveis menos emitentes (como biomassa e licor negro), e também através da adoção de novas tecnologias como a gaseificação de biomassa na futura Unidade em Ribas do Rio Pardo (MS).
Florestal:
Redução de emissões por meio do emprego de tecnologias de ponta ligadas ao uso de equipamentos na operação florestal, no transporte de madeira e na recomendação de melhor modal, otimização de rotas de operação e ampliação da caixa de carga através do uso de hexatrens. Além disso, realiza estudos voltados ao uso de combustíveis alternativos em substituição ao óleo diesel, equipamentos autônomos e elétricos, sistemas de suporte remoto e redução da necessidade de visitas in loco, assim como detecção automática de falhas e desvios.
O Projeto possui certificação externa
Resultados e Objetivos
Para os anos de 2021 e 2022 foi alcançado um saldo de balanço acumulado de -24.096.569 ton CO₂ equivalentes, o que representa 60% da meta.