Brazil for the Environment

ABOUT IT

The project's Econnexz Climatech é uma startup de base tecnológica com foco em soluções para descarbonização e desenvolvimento territorial sustentável, operando sob o conceito de bioeconomia amazônica e inovação climática (Climatech).
Atualmente, executa o Projeto Comaru-Iratapuru, um piloto em campo que contempla cerca de 30% de aproximadamente 9 milhões de créditos de carbono a serem gerados ao longo de 30 anos.

A iniciativa visa à criação de uma plataforma digital nacional voltada à gestão da demanda por carbono, integrando diagnósticos, inventários, rastreamento de emissões e soluções de offset, com foco em automação, transparência e escalabilidade das operações.

O modelo da Econnexz respeita os princípios da Convenção 169 da OIT, incorporando práticas de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) e desenvolvendo instrumentos técnicos acessíveis que possibilitam a participação efetiva das comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas no co-gerenciamento dos projetos em seus territórios.

Results and Objectives

Objectives

  • Impulsionar um novo ciclo de prosperidade baseado na floresta em pé, na inovação territorial e na valorização da Amazônia.

  • Monetizar a bioeconomia amazônica por meio de créditos de carbono certificados e tokenizados.

  • Fomentar a inclusão produtiva, geração de renda e valorização do conhecimento tradicional.

  • Estimular o uso econômico sustentável da biodiversidade, promovendo circular economy e baixo impacto ambiental.

Resultados e Impactos Esperados

  • Geração de créditos de carbono com alto valor socioambiental agregado.

  • Preservação direta de aproximadamente 800 mil hectares de florestas em pé, com potencial de expansão para 2 milhões de hectares em estudo.

  • Fortalecimento da economia local, com geração de emprego e renda por meio da produção orgânica (ex.: castanha-do-pará) e outras cadeias sustentáveis.

  • Incorporação de tecnologias sociais voltadas à inclusão produtiva de populações tradicionais, ribeirinhas e indígenas.

  • Automação e rastreabilidade na cadeia de créditos de carbono por meio de tokenização de ativos ambientais.

  • Contribuição indireta à economia circular, com uso de materiais orgânicos e redução de resíduos sólidos.

  • Preservação, restauração e reflorestamento de áreas degradadas, ampliando a conectividade ecológica e a resiliência climática regional.

SDGs

1. No poverty , 13. Climate action , 15. Life on land , 17. Partnerships and means of implementation , 4. Quality education , 8. Decent work and economic growth , 9. Industry innovation and infrastructure

External Certification

No

International Commitments

National Commitments

Mercado de Carbono, National Plan to Control Illegal Deforestation and Recover Native Vegetation, Deforestation Prevention and Control in Legal Amazon (PPCDAm), RED++ (National Strategy for Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation)

More info

Projeto Comaru-Iratapuru

en_USEN