ABOUT IT
Em 2021, foi construída e inaugurada uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para o Núcleo Técnico Operacional (NTO) central, onde são processados o maior volume de exames de análises clínicas do Grupo, e com isso, a maior unidade produtora de efluentes do Grupo.
A instalação totalmente automatizada passou a garantir, a partir de outubro de 2021, o reuso da água na sede administrativa do Grupo, em Brasília, e reduzindo, assim, o impacto ambiental das atividades da empresa. A ETE inaugurada permitiu o reaproveitamento hídrico e o tratamento dos efluentes gerados pela área técnica e desde que entrou em operação, a estação melhorou os indicadores ambientais do Grupo Sabin.
Com o novo equipamento, os recursos hídricos utilizados no processamento dos exames de análises clínicas, das amostras recebidas no NTO de Brasília, passaram a ser tratados e direcionados para a rega de jardins e descargas sanitárias da sede administrativa, em Brasília.
O projeto contribui para o fortalecimento do ODS 6 e colabora para aumentar a disponibilidade de água nos reservatórios que abastecem a cidade toda a capital federal.
Results and Objectives
Resultados alcançados:
100% da água utilizada no processo produtivo é reutilizada;
Redução de 22,8% no consumo total de água desde a implantação da ETE, em comparação com o período anterior;
Redução de 26,5 % no consumo de água/por exame (uso relativo a setembro de 2022 em relação a setembro de 2021);
Total de efluentes tratados e reutilizados na sede administrativa da empresa, em Brasilia: 3.128,000 m3/ano