Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O Plano Net Zero 2030 trata-se de um plano estratégico da PwC Brasil fomentado em seis pilares de ação, visando alcançar as metas baseadas na ciência, assumidas globalmente, de redução de emissão de gases de efeito estufa, abrangendo todos os escritórios espalhados pelo Brasil.

Os pilares de ação do Plano Net Zero norteiam a mensuração de  emissões anualmente, a redução absoluta das emissões diretas, a transição para uma matriz energética renovável, o gerenciamento de viagens à negócios, o engajamento dos fornecedores e a neutralização das emissões inevitáveis.

Desde 2021 foram adotados permanentemente um modelo de negócios pautado em uma economia de baixo carbono, com estímulo ao trabalho remoto e redução de nossa área de ocupação dos escritórios. Ademais, houve uma migração para uma matriz energética 100% renovável, em todos os escritórios por meio de aquisição de Certificados de Energia Renovável de origem eólica, que representa a rastreabilidade do atributo ambiental da eletricidade gerada em sua origem.

 

Os dados que subsidiam o inventário de emissões são assegurados por terceira parte seguindo a norma ISAE3000.

Resultados e Objetivos

São os objetivos:

-Redução absoluta das emissões diretas: Desenvolver medidas de redução das emissões absolutas de gases de efeito estufa de Escopo 1 e 2 em 50%, até 2030, em comparação com o ano base de 2019.

-Transição para uma matriz energética renovável: Reduzir o consumo de energia nos escritórios e garantir o uso de 100% de energia renovável rastreada por certificações I-REC até 2022.

-Gerenciamento dos impactos de viagens de negócios: Mapeamento contínuo e desenvolvimento de estratégias de redução de emissão de viagens à negócios em 50% até 2030 comparado ao ano base de 2019.

-Engajamento dos fornecedores: Engajamento da cadeia de fornecedores visando que 50% de nossos fornecedores, definidos pelo potencial de emissão, tenham metas de redução validadas pela ciência até 2025.

-Neutralização das emissões: Compensação de nossas emissões inevitáveis a partir de 2023 por meio de projetos ambientais que geram créditos de carbono seguindo um alto critério de qualidade.

 

Até o momento, o projeto já teve como resultados:

 

– Redução de 91,6% de nossas emissões de Escopo 1 e 2, que se referem às emissões oriundas do consumo de combustível (por gerador e automóveis) e o consumo de energia elétrica não renovável. Esta redução tem se dado por meio de transição dos escritórios para edificações com certificação LEED indicando melhor eficiência energética e a transição para uma matriz energética 100% renovável;


– Redução de 84,8% das emissões de Escopo 3 associadas às viagens à negócios, que inclui as emissões de hospedagens, viagens aéreas e terrestres. Esta redução tem se dado, especialmente, pela adoção permanentemente de um modelo de negócios pautado em uma economia de baixo carbono, com estímulo ao trabalho remoto e redução de viagens de negócios.


– Neutralização de 100% de nossas emissões inevitáveis desde 2019 investindo em projetos de conservação da Floresta Amazônica e de transição energética no Nordeste, que geraram créditos de carbono.

MAIS INFORMAÇÕES