Plante para Neutralizar
Moove
ABOUT IT
O projeto, feito em parceria com o Instituto Terrazul, tem como objetivo incentivar a proteção do Manguezal na Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU) do Rio Jequiá, sequestrando carbono e recuperando áreas degradadas através do plantio de mudas de espécies endógenas.
Para a concretização do Projeto, foi necessária a aproximação com os moradores da Colônia Z10 (localizada na APARU). A Colônia, uma das pesqueiras mais antigas do Brasil, trabalha para a sustentabilidade do local e fornece mão de obra para o projeto.
.
A partir de setembro de 2021, após um longo trabalho de levantamento de dados e de identificação de problemas, foi elaborada a proposta de trabalho: realizar a limpeza das áreas para o plantio de mudas, impulsionando a regeneração ecossistêmica, captura e fixação de carbono.
A partir disso, foram realizadas vistorias de campo em toda a margem do manguezal, identificando áreas mais propícias para o plantio. Também foram identificados clarões sem vegetação e esses locais se tornaram foco para o movimento de restauração. As áreas levantadas somaram 25,29 hectares. Entre dezembro/2021 e julho/2022, a equipe realizou o processo de limpeza das áreas prioritárias e houve o plantio de mudas endógenas.
Results and Objectives
No período de setembro de 2021 até julho de 2022, foram coletados 487,87kg de resíduos e plantadas 865 mudas de espécies endógenas do mangue. O principal desafio atualmente é o lançamento de esgoto no local, o qual é responsável pela mortalidade de parte das mudas.
O objetivo do projeto para o ciclo, é entender os motivos que levam algumas mudas a não se fixarem no solo, criando parcerias com empresas de saneamento para conscientização da população sobre o lançamento de efluentes sem tratamento no local. Além deste, observa-se como próximo passo o cálculo do potencial de remoção de carbono, tanto pela vegetação, como para o solo.