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The project's Cummins conduz no Brasil uma jornada de inovação em tecnologias de motores a combustão interna voltada à descarbonização do transporte, explorando múltiplos combustíveis alternativos e rotas energéticas adaptadas à realidade nacional.
A estratégia combina avanços no motor a diesel com a introdução de soluções compatíveis com etanol, gás natural, biometano, biodiesel, HVO (diesel verde) e hidrogênio a combustão, além da expansão de tecnologias de eletrificação e hidrogênio verde por meio da Accelera by Cummins, unidade de negócios dedicada a soluções de emissões zero.
No campo do diesel, a Cummins lidera a evolução tecnológica com os motores Euro VI, que já proporcionam redução de até 80% nas emissões de NOx e material particulado em comparação com gerações anteriores.
Os motores contam com sistemas de pós-tratamento modulares, novos turbos, eletrônica embarcada e são compatíveis com misturas de biodiesel de até B20, além do HVO, contribuindo para a redução líquida de carbono.
Entre os combustíveis alternativos, o etanol se destaca por oferecer redução de até 70% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em comparação com o diesel. A Cummins já apresentou o conceito de um motor a etanol de 325 hp e 895 Nm, calibrado para as condições brasileiras, com cabeçote de duplo comando de válvulas, injeção de 350 bar e turbocompressor dedicado.
Nos combustíveis gasosos, a empresa desenvolve motores dedicados a gás natural e biometano, em parceria com montadoras nacionais. Essa tecnologia, disponível em versões de 6,7L a 15L, pode reduzir em até 98% as emissões de CO₂ quando abastecida com biometano, além de praticamente eliminar o material particulado.
A nova linha HELM (Higher Efficiency, Lower Emissions, Multiple Fuels) representa o ápice da flexibilidade tecnológica da Cummins: uma mesma base de motor permite operar com diversos combustíveis, entre eles diesel, biodiesel, HVO, gás natural, biometano, etanol e hidrogênio, oferecendo até 10% de economia de combustível.
Por meio da Accelera by Cummins, a empresa também investe em tecnologias zero emissão, como células de combustível a hidrogênio, baterias, eixos elétricos, sistemas de tração e eletrolisadores, fortalecendo sua atuação na transição energética sustentável e realista.
Results and Objectives
Ambientais:
Reduzir emissões de NOx, material particulado, GEE e CO₂ nos motores a combustão.
Estimular o uso de combustíveis alternativos e renováveis, como etanol, biometano e biodiesel.
Promover o uso do hidrogênio verde e de tecnologias zero emissão.
Apoiar a infraestrutura de corredores azuis para abastecimento de biometano e gás natural.
Econômicos e Operacionais:
Otimizar a eficiência energética, com até 10% de economia de combustível.
Diversificar as fontes energéticas do transporte nacional.
Desenvolver motores flexíveis e modulares, adaptáveis a diferentes realidades regionais e logísticas.
Gerar novas oportunidades de negócios em energia limpa e soluções sustentáveis.
Motores Euro VI: até 80% menos NOx e material particulado.
Motores a etanol: até 70% menos gases de efeito estufa (GEE).
Motores a biometano: até 98% menos CO₂ e eliminação quase total de material particulado.
Linha HELM: até 10% de redução no consumo de combustível.
Desenvolvimento de motores multicombustível, ampliando a autonomia tecnológica nacional.
SDGs
External Certification
International Commitments
National Commitments
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