ABOUT IT
Desde 2020 a Bayer tem monitorado a atuação social e ambiental de produtores rurais que produzem sementes de soja e milho para a empresa em todas as regiões do Brasil, através de 15 critérios de monitoramento que envolvem Unidades de Conservação, restrição junto a órgãos fiscalizadores como IBAMA e ICMBio, relações sociais junto às comunidades onde atua, além de desmatamento ilegal da Amazônia e no Cerrado.
Para a implementação desse inovador programa, a Bayer firmou parceria com a Agrotools, uma Agtech 100% brasileira e pioneira em inteligência de dados. O projeto com a Agrotools é focado em soluções ESG, realizado de forma totalmente digital, no qual entendemos a situação de cada território, e assim, conseguimos contribuir e fortalecer ações para um agro mais sustentável.
O escopo do programa prevê um plano de ação para os casos em que é gerado algum alerta. Nestes casos cada agricultor conta com o serviço gratuito de consultoria ambiental da Agrotools. Dessa forma, a construção desse programa contou com o apoio dos nossos agricultores que veem agora a Bayer como uma aliada também na gestão social e ambiental de suas propriedades. Muitos inclusive sinalizaram a intenção de monitorar fazendas produtoras de outras culturas.
Results and Objectives
O cenário mapeado no programa, desde o primeiro ciclo, confirmou o que já esperávamos: 100% das sementes de soja comercializadas pela Bayer são oriundas de áreas livres de desmatamento ilegal ou de quaisquer outras ilegalidades socioambientais monitoradas no programa, que se converte em rastreabilidade socioambiental para as sementes Bayer, proporcionando segurança e garantia de escoamento da produção para o nosso agricultor num mercado que olha cada vez mais para critérios socioambientais no momento de comprar commodities.
O programa tem, ainda, a meta de alcançar o monitoramento de 100% as áreas de produção de sementes de soja e 100% das áreas produtivas de sementes de milho em setembro de 2024.