O QUE É
Orientado pela Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e pelo Manual do Sistema de Gestão Ambiental, o projeto tem o compromisso de substituir as fontes energéticas utilizadas pelo Santander, buscando consumir apenas energia renovável em todos os prédios e agências até 2025.
Para tanto o projeto tem buscado ampliar a compra de energia elétrica para consumo de projetos de geração distribuída de fontes renováveis (eólica, solar e PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas) e de contratos de energia do mercado livre de fontes incentivadas (Centrais Geradoras Hidrelétricas e de tratamento de gás proveniente de aterros sanitários).
Foi adotado um dashboard de indicadores que permite a gestão do consumo em tempo real, de forma centralizada (sistema Follow Energy) e por endereço. Parte de nossas agências conta com um sistema de monitoramento remoto de energia, controlado de forma centralizada.
Os dados são auditados externamente.
O projeto está em execução e será ampliado.
Resultados e Objetivos
Em Minas Gerais, toda a energia consumida já é suprida por fontes renováveis.
Até o momento de submissão do projeto 82% da operação física do Santander já estava trabalhando com 100% de energia renovável