Energia Solar na Filial Curitiba
Atlas Schindler
COMPROMISSO
Com o objetivo de utilizar energia renovável em todas as filiais espalhadas pelo território nacional, a Atlas Schindler iniciou um grande trabalho pesquisa, onde pôde identificar que a instalação de placas solares iria requerer pequena manutenção nas placas, e a geração e energia seria compatível com a que comprávamos da concessionaria. Dessa forma, definiu-se a energia solar como a opção de energia limpa mais viável para implantação nas plantas por todos o país.
A filial da empresa em Curitiba foi eleita como locação para Projeto Piloto, onde a empresa pudesse acompanhar de perto os resultados e dimensionar a viabilidade desse projeto para todas as demais filiais. Assim em 2021 foi iniciada e finalizada a implantação de placas solares em nossos telhados, assim como uma pequena base de abastecimento, onde pode-se acompanhar diariamente o resultado do projeto.
A partir do piloto, restou comprovada a viabilidade não apenas ambiental como também econômica e o planejamento é instalar as placas solares em mais 5 plantas. Já está aprovada a instalação de placas na filial de Goiânia.
A implementação do projeto foi concluída e este será mantido.
Os cálculos das métricas do projeto foram feitos a partir do sistema interno de gestão energética, com base em Science Based Targets (SBT), por meio da ferramenta de cáclulo do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol)
Resultados e Objetivos
Com um ano de projeto:
Evitou-se a emissão 67,62 toneladas de CO² na atmosfera
A redução nas emissões de GEEs, com a adoção das placas solares, são correspondentes, em um ano, ao plantio de 185 árvores.
Em 1 ano economizou-se em torno de R$58 mil reais.