Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

Comprometida com a conservação de florestas saudáveis e abundantes e com o desenvolvimento das comunidades das quais faz parte, a Sylvamo, líder mundial na fabricação de celulose e papel à base de fibras renováveis, tem realizado projetos de restauração ecológica, que é o processo de recuperação de um ecossistema que foi degradado, perturbado ou destruído. visando à recomposição da vegetação nativa das suas propriedades, especialmente nas últimas duas décadas.

 

Como mecanismo especial para a proteção desses ambientes, a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) torna-se uma ferramenta aliada para essa finalidade. A RPPN Parque Florestal São Marcelo, situada em Mogi Guaçu (SP), é uma dessas áreas especialmente protegidas pela Sylvamo. Em 2002, foram reflorestados 240 hectares com mais de 100 espécies nativas de ocorrência regional. Desde o início dessas atividades, foram instaladas 40 parcelas permanentes para monitoramento da vegetação florestal nativa a ser restabelecida, o que permitiram ao longo dos anos o desenvolvimento de pesquisas focadas na geração de conhecimento científico e difusão tecnológica das metodologias implementadas, cujos resultados embasaram parâmetros utilizados em políticas públicas do estado de São Paulo, no âmbito da restauração ecológica.

 

Desta forma, todas as ações que visam a conservação e recomposição da vegetação nativa, sobretudo mediante a restauração ecológica e criação de unidades de conservação, geram benefícios diretos para toda a sociedade. Isso contribui com restabelecimento das funções ambientais locais, fortalecimento econômico, garantia da segurança hídrica e alimentar, bem como aumento da resiliência dos sistemas agrícolas frente às mudanças climáticas e contribui para mitigação de riscos causados por desastres naturais.

Resultados e Objetivos

Dentre os benefícios já registrados, destacam-se a alta diversidade de espécies vegetais na floresta formada, conectividade a nível de paisagem ao longo das áreas de preservação permanente do Rio Mogi Guaçu e a influência da fauna associada como agentes dispersores de propágulos, tanto na RPPN quanto em seu entorno.

 

Não menos importante, a estrutura da vegetação florestal (copa das árvores, galhos, troncos e folhas) e o solo abrigam centenas de espécies de fungos e briófitas, organismos indicadores de suma importância na funcionalidade ecológica da área.

 

Com os estudos contínuos desenvolvidos ao longo das duas décadas, foram observadas e identificadas 15 espécies de epífitas vasculares, distribuídas em quatro famílias e 11 gêneros, sendo registrados 139 espécies arbóreas até hoje.

Em 2010, a RPPN foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO) como referência em manejo florestal sustentável na América Latina.

Já em 2022, a Sylvamo recebeu pela primeira vez o Prêmio Expressão Ecologia, na categoria Manejo Florestal Sustentável, o destaque da companhia foi o projeto de restauração ecológica na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque Florestal São Marcelo.

pt_BRPT