Brasil Pelo Meio Ambiente

PrevisIA

Microsoft Brasil, Fundo Vale e Imazon

O QUE É

A Microsoft, o Imazon e o Fundo Vale se uniram em 2020 para desenvolver a ferramenta PrevisIA, que identifica com antecedência informações de regiões com maior risco de desmatamento na Amazônia por meio do uso de Inteligência Artificial (IA). 

A PrevisIA analisa dados diversos, como topografia, cobertura do solo, infraestrutura urbana, estradas oficiais e não oficiais e dados socioeconômicos para identificar possíveis tendências de conversão da floresta pelo desmatamento. É possível apontar as regiões com maior risco de desmatamento, antes que ocorra e com isso tomar iniciativas focadas na prevenção e proteção da floresta. 

Com a parceria e a implementação de recursos avançados de nuvem do Microsoft Azure, junto ao algoritmo de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pelo Imazon, a ferramenta foi desenvolvida para a captação de dados cada vez mais precisos e que auxiliam ainda mais na preservação da Floresta Amazônica. 

Ela também pode ser usada, por exemplo, para avaliar áreas de restauração florestal e vulnerabilidade ao fogo, ajudando a produzir dados mais concretos para arranjos de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), em parceria com comunidades locais. 

A ferramenta é parte do projeto da Microsoft de desenvolver uma plataforma de computação planetária para coletar dados que ajudarão a preservar a biodiversidade mundial e monitorar a evolução da saúde ambiental do nosso planeta. 

Resultados e Objetivos

Ao todo, a PrevisIA já identificou que 15.391 km² da Amazônia legal estão sob risco alto e muito alto de desmatamento. O maior desafio será do Pará, estado com a maior área sob risco: 6.288 km², o que corresponde a 41% de todo o território ameaçado na Amazônia. Em seguida estão Amazonas (17%), Mato Grosso (15%), Rondônia (11%) e Acre (9%). 

Em novembro de 2021, o Imazon firmou uma parceria com o Ministério Público do Pará (MPPA) e o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) para iniciar o piloto em Altamira, município que integra o ranking dos dez que mais contribuem com o desmatamento na Amazônia, com o objetivo de fornecer subsídios técnicos visando a cooperação e o intercâmbio de informações entre as duas instituições. O Imazon também estendeu essa parceria com os Ministérios Públicos do Acre, do Amazonas e do Mato Grosso 

O grande avanço deste projeto foi utilizar IA de forma inovadora e pioneira para democratizar o acesso a recursos avançados de tecnologia da Informação para facilitar o engajamento de diversos usuários e organizações civis na proteção da floresta 

A PrevisIA também foi um dos projetos da iniciativa AI for Good, que forneceu financiamento e tecnologia para organizações sem fins lucrativos para que elas possam desenvolver soluções para alguns dos maiores desafios da sociedade por meio da tecnologia 

MAIS INFORMAÇÕES