Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O Programa Raízes do Mogi Guaçu, uma inovadora parceria de cooperação técnico-institucional firmada em 2018 entre a International Paper, hoje Sylvamo após a separação de negócio, e o WWF-Brasil, uma organização global sem fins lucrativos, que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental mundial e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia e que faz parte da rede WWF,   tem como objetivo recuperar e restaurar nascentes e áreas ripárias de Mata Atlântica na bacia do rio Mogi Guaçu, na região leste do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.

 

A meta está sendo colocada em prática a partir do plantio de mudas de espécies nativas, produzidas a partir da coleta de sementes de árvores da própria região. Os plantios estão sendo executados em propriedades nos municípios de Socorro (SP), Lindóia (SP) e Bueno Brandão (MG) onde, os proprietários parceiros recebem gratuitamente aporte técnico, mudas nativas da Mata Atlântica produzidas pela Copaíba.

 

Um dos grandes destaques do programa é a premissa de promover o diálogo multissetorial, potencializando a conectividade e a amplitude no envolvimento dos diversos atores, principalmente na identificação e diálogo com os proprietários rurais. A colaboração promovida pelo Raízes do Mogi Guaçu tem o objetivo de ampliar a conscientização da comunidade sobre a importância do tema, fortalecer a governança local e criar uma rede de proteção às nascentes e restauração ecológica nessa importante bacia hidrográfica.

 

O Raízes do Mogi Guaçu conta com a realização da Associação Ambientalista Copaíba e do IFEAC/Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, além de muitas Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, prefeituras e institutos de pesquisa envolvidos nessa rede de restauração.

Resultados e Objetivos

Até março de 2022 já foram restaurados:
• 121 hectares.
• 134 mil mudas já foram plantadas.
• 41 nascentes já foram protegidas pelas equipes da Copaíba, na sub-bacia do Peixe, e pelo IFEAC /IF Sul de Minas Gerais – Núcleo Inconfidentes, na sub-bacia do Alto Mogi.
• 41 proprietários envolvidos no projeto.
• Aproximadamente 5km de margens protegidas.

MAIS INFORMAÇÕES