Projeto Barra Limpa
NewFields Brasil Consultoria Ambiental
O QUE É
O projeto Barra Limpa foi iniciado em 2017 com o objetivo de diagnosticar e mitigar os impactos associados ao lançamento de esgoto no complexo lagunar de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
A região de influência do complexo tem sido amplamente ocupada ao longo das últimas décadas e continuamente tem-se observado o lançamento de esgoto e efluentes diretamente nos corpos hídricos que aportam suas águas no complexo lagunar e atingem, em última instância, a praia da Barra da Tijuca.
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar constituída de Engenheiros Florestal, Ambiental, Agrícola, Químico e Civil, Advogados, Administradores, Biólogos, entre outros. Foi conduzida uma análise de dados ambientais e operacionais do sistema de coleta e tratamento atual, sendo possível estabelecer critérios para a priorização de ações de recuperação ambiental.
O diagnóstico e estratégia conceitual foram apresentados em audiência pública convocada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no dia 20/09/2018, na câmara comunitária da Barra da Tijuca com a participação de representantes da sociedade civil. O resultado foi a celebração do Termo de Ajustamento de Conduta entre a concessionária – na época (CEDAE) – e o Ministério Público do Rio de Janeiro com foco na notificação dos condomínios não ligados à rede atual e recuperação de toda a estrutura de elevatórias da região.
Além destes profissionais, contamos também com a participação e colaboração de moradores da Barra da Tijuca, buscando dar ampla visibilidade a ocorrências ilegais que impossibilitam o aproveitamento do bem-público pela sociedade local e turistas; fazendo cumprir a legislação em vigor para o setor de saneamento.
O projeto está em execução
RESULTADOS E OBJETIVOS
O TAC possibilitou uma priorização das áreas já contempladas com rede de coleta de esgotos e sistema de elevatórias. A lagoa de Marapendi, com área aproximada de 300ha, será a maior beneficiada no curto prazo.
O projeto Barra Limpa contribuiu para o entendimento do problema quanto ao lançamento de efluentes não tratados no sistema lagunar da Barra da Tijuca (RJ), buscando identificar potenciais soluções para melhoria da qualidade das águas do complexo que possui volume médio de 32 milhões m³.
Clique no link e tenha acesso completo ao TAC: https://newfields.com.br/wp-content/uploads/2023/03/TAC-MPRJ-e-Igua.pdf
NÚMEROS
Melhoria na qualidade de 32 milhões m³ das águas das lagoas da Barra da Tijuca/RJ.