Brasil Pelo Meio Ambiente

Projeto Nascentes

Arcelor Mittal

O QUE É

O projeto tem por objetivo desenvolver ações para recuperação de nascentes no estado do Espírito Santo, lançando mão de técnicas de cercamento, desenvolvimento de pesquisas científicas utilizando diversos métodos de recomposição agroflorestal da cobertura verde com o uso de regeneração natural e ações de educação ambiental do produtor rural por meio de metodologia participativa. As nascentes na bacia do Rio Santa Maria da Vitória desempenham papel fundamental na disponibilidade hídrica, e na manutenção dos ecossistemas e biomas, sendo que este rio é responsável pelo abastecimento de boa parte da Região da Grande Vitória.  

O projeto é desenvolvido no município de Santa Leopoldina-ES, por meio de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Desenvolvimento Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER, Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo – FUNDAGRES INOVAR, Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Comitê de Bacias do Rio Santa Maria da Vitória e Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina, firmada através de Termo de Cooperação Técnica, com início julho de 2018, aditado até junho de 2024. 

Primeiramente foram implantadas unidades experimentais para o desenvolvimento de pesquisas e avaliações de 4 (quatro) técnicas de recuperação de nascentes, bases para recomendações e tomadas de decisões. Após a implantação das áreas experimentais foram realizadas as ações de cercamento com expansão das técnicas para outras comunidades no município de Santa Leopoldina-ES. 

Para o cercamento, a ArcelorMittal Tubarão disponibilizou estacas de eucalipto tratado e estacas de ferro, arames e grampos, que foram fornecidos em sistema In Kind para os parceiros, cabendo aos agricultores a disponibilização da mão-de-obra para a instalação das cercas, com apoio técnico do Incaper e da Fundagres Inovar. 

O projeto está em execução. 

A previsão de conclusão do projeto é em junho/24 

Resultados e Objetivos

Resultados alcançados na região do rio Santa Maria da Vitória: 

– 37 Nascentes Cercadas 

Restauração de 15 hectares de área devastada 

Resultado esperado para novas regiões de atuação, todas no município de Santa Leopoldina:  

– Cercar 54 nascentes situadas na localidade de Mangaraí,  

– Cercar 23 nascentes na comunidade Barra do Mangaraí,  

– Cercar 52 nascentes na comunidade de Rio do Meio; 

– Cercar 76 nascentes na comunidade de Meia Légua.