Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

Comprometida com a conservação de florestas saudáveis e abundantes e também com o desenvolvimento das comunidades das quais faz parte, a Sylvamo, firmou parceria com o Instituto ATA, organização não governamental que tem como principal missão valorizar os ingredientes, produtores e territórios produtivos do Brasil. A partir da união de propósitos destas organizações, nasceu, em 2020, o Projeto Verde Mel. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o manejo responsável de abelhas nativas sem ferrão, valorizar a meliponicultora nacional e o serviço ecossistêmico de polinização da Mata Atlântica. Sua missão é valorizar a existência de abelhas e das florestas e multiplicar as condições necessárias para a sustentabilidade desta relação.

 

Por meio de ações integradas, o projeto Verde Mel atua em territórios estratégicos, estimulando cadeias produtivas e trazendo reconhecimento ao mel, como produto biológico e gastronômico do Brasil. O projeto conta hoje com um meliponário central em Brotas (SP), que trabalha com: multiplicação de colônias, ampliação do plantel de forma contínua; capacitação de produtores e profissionais envolvidos em toda a cadeia; produção de mel e subprodutos; distribuição de colônias após a multiplicação para produtores estratégicos na restauração ecológica e na capacidade produtiva.

 

A partir da distribuição de colônias, permite-se uma polinização estratégica do processo de restauração, bem como o desenvolvimento da economia local e da agricultura familiar que, por meio do mel e outros subprodutos, poderão ampliar a renda de forma sustentável.

 

O projeto possui uma rede de parceiros que contempla empresas privadas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino com viés público.

Resultados e Objetivos

O objetivo é que, após 10 anos do projeto, a contribuição no processo de recuperação ecológica atinja mais de 120.000 hectares de floresta nativa beneficiados com o serviço de polinização.

 

Abaixo, os impactos do projeto até o momento:

• Formalização e fortalecimento estruturado da atividade a partir da criação de um meliponário em Brotas (SP),;
• Suporte na conservação direta da biodiversidade da fauna, com as abelhas nativas e, indireta por meio do fortalecimento da restauração ecológica e do habitat para outras espécies.
• Atualmente temos mais de 200 colônias de abelhas em multiplicação, crescimento do plantel em mais de 300%.
• Capacitação de mais de 30 atores-chave para disseminação e ampliação do trabalho, entre eles estão produtores, ONGs, profissionais e outros atores locais e multiplicadores.